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01 maio 2019

FUNÇÕES DA LINGUAGEM


O modelo das funções da linguagem foi proposto por Roman Jakobson em Linguística e Comunicação (década de 1970).

As seis funções (propostas a partir dos seis elementos da comunicação) colaboram para a compreensão dos objetivos de comunicação do texto. 

A associação entre funções da linguagem e elementos da comunicação permite concluir que:


  • Todas as mensagens apresentam todas as funções (ainda que nem sempre isso seja imediatamente perceptível);
  • Cada mensagem enfatiza uma ou mais funções, a depender do objetivo imediato da comunicação.
I FUNÇÃO EXPRESSIVA (EMOTIVA)

Com ênfase no sujeito enunciador, as mensagens deixam evidentes as ideias, ações, sentimentos etc. do emissor.

Como reconhecer:

  • Uso da 1ª pessoa do singular (ou do plural, mais raramente)
  • Tom confessional
  • Uso de interjeições e exclamações
  • Texto pessoal, subjetivo
"Eu canto porque o instante existe e a minha vida está completa.
Não sou alegre nem sou triste:
sou poeta".
(estrofe inicial de “Motivo”, poema de Cecília Meireles)

Trecho de O diário de Anne Frank (1947)
A canção Ouro de Tolo, de Raul Seixas, é belíssimo um exemplo de Função Expressiva.

II FUNÇÃO CONATIVA (APELATIVA)

O texto que cumpre a função conativa da linguagem se dirige ao sujeito coenunciador, interpelando-o. 

Como reconhecer:
  • Uso da 2ª pessoa - modo verbal imperativo - estruturas vocativas
  • Uso de estruturas interrogativas
Cartaz da Campanha contra a paralisia infantil, veiculado em 2005.

Print do site da Revista Capricho, edição 1185
http://capricho.abril.com.br/revista/
Campanha da Set (atual Transalvador)/Prefeitura de Salvador – São João 2007

III FUNÇÃO ESTÉTICA (POÉTICA)

A mensagem enfatiza sua própria forma de transmissão. Preocupa-se mais em como dizer do que com o que dizer. O que fica em evidência é a materialidade do discurso.


Como reconhecer:

  • Destaque para a estrutura da mensagem
  • Linguagem mais sugestiva, metafórica, polissêmica
  • Valorização das palavras e suas combinações, das formas, cores, layout, sonoridade, textura etc.

"rosa para gertrude", 1988 - Poema concreto de Augusto de Campos
Peça publicitária criada pela AlmapBBDO para a ONG GREENPEACE (2007)
IV FUNÇÃO FÁTICA

A mensagem chama a atenção para o próprio canal (meio) pelo qual é trasmitida. Costuma ser utilizada para iniciar, manter ou encerrar uma situação de comunicação

Como reconhecer:

  • Uso de estratégias de contato (alô, olá etc.), de manutenção da mensagem (ok? preste atenção, entendeu?);
  • Apresenta linguagem mais reticente;
  • Evidencia aspectos referentes ao suporte da comunicação.
“Aprontou com o país, a gente pega.”
Anúncio criado pela agência Fallon PMA para a Revista Carta Capital


Busdoor criado por estudantes da Miami Ad School para o Dr. Best
Peça integrante de campanha criada pela I Design e Comunicação



V) FUNÇÃO METALINGUÍSTICA

Os textos dão destaque ao próprio código utilizado para sua transmissão, a partir do recurso da metalinguagem - é a linguagem se referindo à própria linguagem. 
Como reconhecer:
  • Autorreferência;
  • Reflexão sobre aspectos da própria linguagem;
  • Coincidência entre tema (assunto) e código (linguagem) da mensagem.

Print do Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa (verbete linguagem)
Homenagem ao dia do publicitário (1º de fevereiro) 
Criação da Agência JUMP (Curitiba)

A canção Como dois e dois, de Caetano Veloso (aqui na voz de Roberto Carlos, para quem foi escrita) é um exemplo de metalinguagem - uma voz que canta se refere ao próprio ato de cantar.

VI FUNÇÃO REFERENCIAL (DENOTATIVA)

Privilegiando a informação transmitida, o texto enfatiza o 
referente (as referências da  mensagem).

Como reconhecer:

  • Linguagem mais objetiva
  • Indicação de referências  (endereços, datas, preços, testemunhos, outros textos citados etc.);
  • Uso da 3ª pessoa do singular ou do modo impessoal.



Tanto esta notícia quanto o próprio anúncio da Ford são exemplos de Função Referencial


Bula do analgésico Dorflex (trecho)
Notícia publicada no jornal A Tarde, 7/10/13





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