Páginas

26 abril 2017

O PARÁGRAFO

REFERÊNCIAS

ANDRADE, Margarida M. HENRIQUES, Antonio. Língua Portuguesa: noções básicas para cursos superiores. São Paulo: Ática, 1999, p.100-112.

GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna. 7.ed. Rio de Janeiro: FGV, 1978.

Os livros estão disponíveis para download no menu "TEXTOS EM PDF".

Os textos em prosa (narrativos, descritivos ou dissertativos) são estruturados em unidades menores, os parágrafos.

DEFINIÇÕES
Unidade mínima de significação do texto, que apresenta uma ideia básica, à qual se agregam outras ideias secundárias, relacionadas pelo sentido. ANDRADE; HENRIQUES, 1999, p.100).
Unidade de composição, constituída por um ou mais de um período em que desenvolve determinada ideia central, ou nuclear, a que se agregam outras, secundárias, intimamente relacionadas pelo sentido e logicamente decorrentes dela" (GARCIA, 1978, p.203).

Nessas definições, a unidade é um princípio de estruturação, segundo o qual um parágrafo constitui um todo organizado em torno de uma ideia central.

Por definição, um parágrafo deve ter apenas uma ideia nuclear.

Um texto deve sempre abordar um mesmo assunto. Quando se muda de parágrafo, portanto, não se muda de assunto, mas sim de argumentos, aspectos de abordagem ou do evento narrado etc. Para cumprir essa exigência da comunicação verbal, o parágrafo deve apresentar quatro condições básicas:

CONDIÇÕES PARA A COMPOSIÇÃO DO PARÁGRAFO
  • Unidade: manutenção de apenas uma ideia principal – as ideias secundárias servem para reforçá-la.
  • Coerência: relação de sentido entre a ideia principal e as secundárias.
  • Concisão: apresentação das ideias de modo objetivo.
  • Clareza: apresentação clara dos argumentos ou fatos (escolha de palavras, construção sintática etc.).
ESTRUTURA

O parágrafo é considerado um microtexto. Sua estrutura deve conter, portanto, introdução, desenvolvimento e conclusão (em alguns casos).

Para garantir um parágrafo bem estruturado, deve-se delimitar claramente o aspecto (o quê?) e o objetivo (para quê?) da abordagem.


  • INTRODUÇÃO: ideia principal a ser abordada. Geralmente (mas não obrigatoriamente) corresponde ao tópico frasal (TF) do parágrafo, embora isso não seja uma regra.
  • DESENVOLVIMENTO: desdobramento do tópico frasal. Trata-se da organização das ideias secundárias, observando as condições de composição (unidade, coerência, concisão e clareza). 
  • CONCLUSÃO: consideração(-ões) sobre o tópico frasal. Não é uma condição para todos os tipos de parágrafo, mas é obrigatória no parágrafo final do texto. “Nem todos os parágrafos apresentam uma conclusão explícita, principalmente os que contêm encadeamento inerente ao desenvolvimento do tema” (ANDRADE; HENRIQUES, 1999, p.101).

DESENVOLVIMENTO DO PARÁGRAFO 

Há diversas formas para se desenvolver um parágrafo. Não há uma estrutura fixa, mas há alguns modelos mais usados:

  1. TF (tópico frasal) + explicitação: as ideias secundárias apresentam, com outras palavras, explicações do que foi exposto pelo TF. 
  2. TF+ ordenação por causa e consequência: as ideias secundárias apresentam razões e/ou desdobramentos do que foi exposto pelo TF. 
  3. TF+ ordenação por contraste: as ideias secundárias se estruturam pela antítese. 
  4. TF+ ordenação por enumeração: as ideias secundárias constituem uma lista (de fatores, nomes, eventos etc.). 
  5. TF+ exemplificação: as ideias secundárias ilustram o que foi exposto pelo TF. 
  6. TF (pergunta) + respostas: as ideias secundárias constituem respostas à pergunta elaborada pelo TF.

Nenhum comentário: